"Quando fiz o caminhando em 1963, já tinha consciência do problema do ato e da imanência. Me perguntava se qualquer gesto na vida, poderia adquirir magia como era a experiência do caminhando."
Lygia Clark

 


LYGIA CLARK: UMA RETROSPECTIVA


A partir do próximo dia 01 de setembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, recebe uma mostra que irá apresentar um panorama completo da produção de de Lygia Clark (a artista brasileira considerada a mais importante hoje, no exterior), com curadoria de Felipe Scovino e Paulo Sérgio Duarte. A montagem reunirá mais de uma centena de trabalhos, incluindo as pinturas geométricas e construtivas do início de carreira, e passando pela fase sensorial da artista. O público também terá a chance de ver algumas obras inéditas, que nem sequer chegaram a ser executadas por Clark, além de participar de seminários.
Na programação dos simpósios, dois grandes temas – “Muito além do lúdico” (no dia 05 de setembro) e “O lugar da invenção” (06 de setembro) – , que serão discutidos por pesquisadores das artes visuais que conviveram com a artista ou possuem um estudo significativo sobre a sua obra. Nesses dois dias de encontro, novas pesquisas sobre as distintas fases de trabalho de Lygia Clark serão apresentadas para debate público, como a sua aproximação com o cinema e suas experiências “borderline” envolveldo psicanálise e artes plásticas.

Para mais informações: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=2003&mes=9&ano=2012

Exposição Lygia Clark: uma retrospectiva
Data: 01 de setembro (sábado) a 11 de novembro (domingo), sempre de quinta a domingo.
Horário: terça a sexta, de 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Local: Itaú Cultural -- Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2168 1700

Seminários
Muito Além do Lúdico – 05 de setembro, das 19:30 às 22hs
Participantes: Felipe Scovino, Paulo Sérgio Duarte, Sérgio Bruno Martins e Tiago Mesquita
Local: Itaú Cultural -- Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP

O Lugar da Invenção – 06 de setembro, das 19:30 às 22hs
Participantes: Ricardo Basbaum, Ronaldo Brito e Sônia Salzstein
Local: Itaú Cultural -- Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP