"O Homem objeto de si mesmo. (objetos sensoriais) Introspecção total, regressão aparente."
Lygia Clark

 


“Lygia Clark Caminhando, em busca do próprio caminho”


“Exposição itinerante com obras de Lygia Clark percorrerá cidades portuguesas

Entre maio e junho de 2013, uma exposição montada sobre um caminhão baú, inteiramente adaptado para esse objetivo, percorrerá parte do território português, levando réplicas das obras de Lygia Clark; uma das mais expressivas artistas brasileiras.
A exposição intitulada “Lygia Clark Caminhando, em busca do próprio caminho”, que faz parte da programação oficial do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, promete ainda extrapolar os limites desse caminhão e se espalhar por seus arredores. No caminhão serão expostos os objetos sensoriais e relacionais e, do lado de fora, espalhados pelo seu entorno, ficarão as obras de maiores proporções; além de um telão para exibição de vídeos sobre a artista.
A obra de Lygia Clark, que é fundamentada na percepção, na revelação de níveis de significado e na experiência junto ao objeto, contará com monitores, devidamente treinados e capacitados, para acompanhar os visitantes durante o percurso da exposição, a fim de orientá-los na manipulação dos objetos e facilitar essa interação comunicativa entre o indivíduo e a arte que a artista propõe.
A circulação de suas obras por território português é a concretização de um sonho da própria artista:
“O que eu gostaria de fazer é o seguinte: levar os Bichos para Portugal e fazer, de lá até onde possa chegar, exposições em praças públicas. (...) Seria uma maneira de provar ser esta uma arte “verdadeiramente participante” no mais alto sentido(...) Compraria um trailer que se chamaria ‘Caminhando’ e faria uma espécie de excursão de ciganos. Como eu adoraria! Seria a maior aventura da minha vida”.

- 02 / 03 MAI - Santarém
- 04 / 05 MAI - Óbidos
- 12 / 14 MAI – Porto (Serralves)
- 17 / 19 MAI - Coimbra
- 30 MAI - Braga

- 01 / 02 JUN - Barcelos
- 08 / 09 JUN - Lisboa (LX Factoring)
- 14 / 17 JUN - Lisboa (Praça da Figueira)
- 21 / 23 JUN - Cascais
- 28 JUN - Faro
- 29 / 30 JUN - Lagos

(As cidades ainda podem sofrer alterações).

Curta a nossa página no Facebook.

www.facebook.com/LygiaClarkCaminhando